segunda-feira, 29 de novembro de 2010

OS PINGUINS DE MADAGASCAR

Rico-Recruta-ReiJulien-Capitão-Kowalski
Os personagens que notadamente roubaram a cena no filme Madagascar, e que por isso receberam uma produção exclusiva pela Nickelodeon Animation Studios, são realmente dignos desse feito.
Analisando alguns episódios do desenho é possivel perceber que a animação, é mais que mero entretenimento. Seu sentido é dado por meio da interpretação das ações das personagens, que revelam concepções humanas sobre a realidade. Um desses pontos de vista nos permite fazer a seguinte alegoria:
Capitão - é calculista; cria táticas e manejos de alcançar êxito em alguma missão, está sempre analizando os fatos de modo científico; uma de suas falas é: "Deve haver uma explicação melhor para isso". Representa, então, a Ciência.
Rei Julien - é o divertido lêmure. Contrariando o Capitão, tudo para ele é fruto do sobrenatural, sua fé abarca todas as respostas, por isso nada questiona; está sempre agradecendo as dádivas dos céus. Representando assim, a Religião.
Kowalski - é o mais cheio de habilidades; sabe matemática, estatística, física e química. Representa a técnica, os meios de produção.
Rico-rico - tem uma cicatriz na bochecha esquerda; é o mais sentimental; mostra um impressionante talento artístico, principalmente em pintar quadros. Representa a Arte.
Recruta - é o menos experiente dos quatro pinguins; em busca de conhecimento se arrisca o tempo todo e por isso é propenso a acidentes. É o mais realista do grupo; questionador, está sempre colocando um "mas" nas conclusões do outros.  É o ponto de equilíbrio entre o Capitão (ciência) e o Rei Julien (religião). Desse modo, faz o papel da Filosofia.



OBS: Aguardem novas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário