domingo, 23 de janeiro de 2011

ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Além da Imaginação - 2002
Idealizada por  Rod Serling e apresentada pela UPN, com produção de Ira Steven Behr e Jim Rosenthal entre 2002 e 2003, a série televisiva norte-americana de apenas uma temporada (contendo 44 episódios de 30 minutos, em média) é a continuação da produção, de mesmo gênero (ficção científica) que foi ao ar nos anos 60, com uma repercução impressionante.

Um narrador introduz o tema e a questão polêmica em que um ou mais personagens  se depararão durante aquele episódio: a trama procura por meio da imaginação, supor situações em que o homem teria de tomar uma decisão muito difícil. Essa abordagem faz com que os assuntos perpassem uma reflexão da nossa realidade, resignificando, assim, preconceitos e paradigmas. Cada capítulo é uma história à parte que se propõe a ir além da imaginação, mas, se para além da realidade já está a imaginação, então, "além" da imaginação seria um retorno à realidade?! Bem, é exatamente isso que a série faz, trazendo o imaginado para a concretude, numa tentativa de explicitar, não o sobrenatural, mas, as questões que cercam o nosso viver, individual e social:  nossos valores, crenças, sentimentos; conflitos, angústias ou temores. E é  aqui que o artifício utilizado pelos autores se presta a nós, pois, imaginar é sempre um processo criativo de representação, um esforço da mente em compreender ao mundo e a nós mesmos.

[Destaque para os Episódios:]
"One Night at Mercy"
"Shades of Guilt"
"Cradle of Darkness"
"Night Route"
"The Pool Guy"

sábado, 8 de janeiro de 2011

CRIAÇÃO



O longa-metragem, lançado em 2010, busca apresentar a síntese de uma das obras mais originais de toda a história do pensamento: "A Origem da Espécies" de Charles Darwin. Nele é narrada toda a trajetória dramática da pesquisa do naturalista britânico, que sabia que suas ideias gerariam muita polêmica,  e que portanto, deveriam ser realizadas sigilosamente. Embora seu mais proeminente livro fosse um choque para a sociedade vigente à época, logo ganhou visibilidade na comunidade científica mundial, dada a sua genialidade. 

A noção denominada hoje por darwinismo não fora constituída pelo cientista, mas por aqueles que interpretaram sua obra (ou viam nela um refúgio para suas  próprias conjecturas). Darwin nunca pretendeu por em choque as concepções sobre a origem da vida, ele era  apenas um homem importunado por questionamentos de sua mente, os quais o levara a investigar incansavelmente a realidade por ele observada (e é aqui que entra o pressuposto filosófico), ele ousou "xeretar" a vida com as ferramentas que possuía.  Estudou medicina e teologia e por isso mesmo nunca supôs que a Seleção Natural fosse a fonte criadora, pois, para haver seleção natural deveria haver algo a ser selecionado. Então, não se tratava de colocar em oposição deus e a teoria da evolução, mas, de entender como poderia existir tamanha variedade de espécies vivas, tão complexas e tão distintas, tão  semelhantes e tão únicas. (Na verdade não há sequer um ser repetido na natureza. Repetir representa limitação, mas, a Fonte Criadora é inesgotável.) Esse "maravilhamento" é o que inquietava Darwin.

domingo, 2 de janeiro de 2011

REFLITA-SE




O primeiro CD da banda carioca R.SIGMA, que desponta no cenário da música independente, traz um repertório que pretende mobilizar pensamentos, ou como diz um dos seus integrantes: "movimentar assuntos". Sem cair em estereótipos no que se refere a gêneros musicais, e quebrando a banalidade das letras que ouvimos por aí, o álbum cumpre com excelência a proposta ao poetizar e problematizar temas como: a crença, a liberdade, o ego, a morte, a artificialidade das coisas, a verdade. A obra é um convite à reflexão sobre quem somos, mas também, sobre quem queremos ser, tal qual a enigmática inscrição grega milenar "Conhece a Ti Mesmo". A valorização da Arte em sua forma mais genuína é claramente evidenciada no interdiscurso das composições, na estética das interpretações, nas melodias (e também nos textos poético-filosóficos postados no blog da banda, a qual, disponibiliza todas as músicas, gratuitamente, para download, em seu site oficial: http://rsigma.com.br).

A entrevista para o site Roquemrou revela um pouco das intenções e dos ideais de R.SIGMA: http://roquemrou.wordpress.com/2010/08/30/roquemrou-entrevista-r-sigma/

Links correlatos
Blog Oficial