terça-feira, 7 de dezembro de 2010

HORTON, E O MUNDO DOS QUEM


A história traz o protagonista Horton, que um dia houve um pedido de socorro vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. Preocupado, ele a protege, abrigando-a num dente-de-leão (uma pequenina flor, por assim dizer), pois descobre ali existir uma civilização inteira de minúsculos seres: a Quenlândia. Eles tem tecnologia de ponta, um prefeito e tudo que precisam para viver. Mas não imaginam a infinitude que existe fora de seu próprio mundinho, muito menos ainda, têm ciência da fragilidade de suas vidas.

A relação com a Filosofia se dá no momento em que comparamos o pequeno grão de areia ao nosso próprio planeta, pois, de igual modo, ele é apenas um pedacinho de matéria flutuando no espaço infinito, não é mesmo? Seguindo a analogia, o dente-de-leão poderia ser a nossa galáxia, e Horton, deus.
A animação é do ano de 2008 e foi produzida por Seuss - também escritor. É uma adaptação que suscita questionamentos como: "existe um deus lá fora que ouve e atende pedidos? será que esse deus a tudo controla minuciosamente ou tão somente contempla sua obra como um pintor que acaba de finalizar um magnífico quadro?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário